16 março 2014

Tudo começa com um desafio...

Na semana passada eu aceitei um desafio... 
Uma amiga querida está com problemas de saúde, inapetente e reduzindo seu peso com muita rapidez (o que não é bom indicativo).
E depois de algumas tentativas em buscar suas refeições fora de casa e sem sucesso em despertar o seu apetite, ela me chamou e me fez o convite para preparar os seus almoços (a grande refeição)... aceitei, afinal essa é a minha praia. 

Para o primeiro dia eu pensei em uma refeição leve, saborosa, nutritiva, colorida e com toda a combinação balanceada de saladas, acompanhamento e proteína magra.

E foi assim:

    
   

O que eu usei:

Repolho Roxo
Cenoura
Couve-Flor
Manjericão
Cebola
Alho
Biomassa de Banana Verde
Óleo de Canola
Salmão Fresco
Sal
Arroz Branco
Sementes de Linhaça Dourada

Como preparar?

Primeiro: em uma fôrma coloquei papel laminado e sobrepus o filé de salmão temperado só com sal marinho - forno nele (uns 15 minutos de cada lado).

Enquanto isso: Arroz...eu gosto de refogar alho ralado em óleo e biomassa de banana verde  e depois eu junto os grãos de arroz para refogar também...aí eu adiciono as duas partes de água e um pouco de sal e deixei cozinhando em panelinha semi-tampada e fogo baixo.

Os coloridos - cortados assim: folhas de repolho em quadrados, cenoura em rodelas bem fininhas, couve-flor em lâminas finas também.

Agora vamos lá, ralei 1/2 cebola e 2 dentes de alho bem fininhos... foram os primeiros a ir para a panelinha refogar com 3 folhas de majericão... mexendo, mexendo até dourar... aí juntei tudo e fui colocando fundinhos de água só para não queimar. aaaa e mais uma colherada de biomassa de banana verde aqui. Sal para temperar e mexendo,mexendo para saltear... até o ponto em que fica possível furar com o garfo...afinal é quando a fibra se transforma e aí fica melhor de digerir. Desliga e deixa esperando pelo peixe.

Depois do tempo de forno do salmão... eu coloquei ele em uma refratária quente (sem gordura nenhuma, porque ele já tem) para dourar...2 minutos de cada lado e aí junta os legumes refogados... deixa tudo na panelinha quente por mais um minutinho e pronto.

1 porção = 2 colheres de sopa cheias de arroz branco + 1 filé de Salmão de 110g e 3 colheres de sopa cheias de legumes refogados. Sementes de Linhaça dourada salpicadas.

 
 Quando eu entreguei a refeição...adorei ver ela cheirando e dizendo que estava cheiroso...e eu ví a vontade de comer que ela estava.
O dever foi cumprido! Ganhei o dia! E ficou mesmo uma delícia!














Nenhum comentário:

Postar um comentário