27 junho 2010

Biomassa de Banana Verde

A banana é considerada hoje uma das principais fontes de carboidratos na dieta. Mas além de sua concentração de amido e energia, também apresenta elevadas doses de vitaminas e minerais.

A fruta ainda verde apresenta alto conteúdo de amido resistente. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar que fermentado no intestino grosso, produz substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas para a composição da “flora intestinal”, assim mantêm a integridade da parede do intestino, que é o local de absorção dos nutrientes e a barreira de entrada de substâncias ruins e ainda auxiliam no trânsito intestinal adequado e redução do colesterol.

Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. É considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, o que garante saciedade por tempo maior e quantidade menor de glicose liberada no sangue por mais tempo, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, contribuindo para a prevenção do acúmulo de gordura corporal, diabetes e melhora do estado de saúde geral.


A indicação para o consumo da banana verde é na forma cozida que fica apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde. A farinha é comercializada em lojas de produtos naturais e o preparo da biomassa é simples e pode ser feito em casa, da seguinte maneira:

1. Lavar as bananas verdes com casca (10 unidades), uma a uma, em água corrente com escovinha;

2. Colocar as bananas em uma panela de pressão e cobrir com água fervente. Cozinhar por 8 minutos (após pegar a pressão) em fogo alto;

3. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;

4. Bater a polpa das bananas no liquidificador adicionando água (do cozimento) aos poucos, apenas o suficiente para bater (aproximadamente 260ml), até obter uma pasta bem espessa.


... Você pode preparar a biomassa de banana verde das duas formas: retirando a casca e processando somente a polpa, ou ainda, processando a casca junto com a polpa. Só não se esqueça de higienizar adequadamente a banana antes da cocção!

... Em relação ao tempo de validade, ela pode ser conservada na geladeira por até 4 dias e no congelador ela pode ficar armazenada por até 4 meses.


...O ideal é armazenar a biomassa de banana verde em recipientes de vidro. As embalagens de plástico no geral contêm substâncias que podem comprometer a qualidade do alimento.

(!!!) A indicação de consumo para a banana verde exercer seus efeitos benéficos é de 1 colher de sopa da biomassa ao dia.

 Por não ter sabor residual, a biomassa de banana verde, assim como a farinha podem ser utilizadas em diversas preparações como sopas, feijão, hambúrguer, bolos, pães, patês, sucos, vitaminas, doces,...







No livro: “Yes, nós temos bananas - Histórias e receitas com biomassa de banana verde”, das autoras Heloisa de Freitas Valle e Márcia Camargo, publicada pela editora SENAC, vocês podem conferir uma série de receitas deliciosas e funcionais, como esta...

Brigadeiro de Banana Verde

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 1 lata de biomassa da banana verde
- 50g de margarina
- 150g de chocolate em pó
- 200g de chocolate granulado para confeitar

Modo de Preparo:

- Misturar todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo;
- Quando levantar fervura, bater no liquidificador para desmanchar bem a biomassa e volte ao fogo;
- Mexer até soltar do fundo da panela, no ponto de enrolar os docinhos;
- Despejar em uma bancada e deixar esfriar;
- Enrolar e passar no chocolate granulado.







Composição Nutricional da Banana Verde (em 100g do alimento):

Calorias 95Kcal
Carboidratos 22g
Proteínas 1,3g
Lipídios 0,2g
Cálcio 21g
Fósforo 26g
Sódio 42mg
Potássio 373mg
Cálcio 8mg
Magnésio 31mg
Manganês 0,6mg
Cobre 0,2mg
Ferro 0,6mg
Fósforo 28mg
Cloro 128mg
Vitamina A 250-335UI
Vitamina B1 (Tiamina) 42-54mcg
Vitamina B2 ou G (Riboflavina) 88mcg
Vitamina B3 (Ácido Nicotinico) 125mcg
Vitamina C (Ácido Ascórbico) 10-11mg

Fonte: FRANCO, G. Tabela de composição química dos alimentos. S.P: Atheneu, 2002. p.71-72.


Um comentário:

  1. Agora entendi porque a banana. Muito bom! Acho que vou usa-lá numa receita de Cupcake, acho que deve ficar muito bom.

    ResponderExcluir