24 maio 2010

Hoje é DIA... do CAFÉ!!!!



Um brinde ao Café!!! 

No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café.
Muita gente aprecia um bom cafezinho, seja ele coado, expresso ou instantâneo. Recentemente foi incluído no rol dos alimentos funcionais, por ser fonte importante de antioxidantes que fazem bem para a saúde, além de prevenir doenças.

Estudos indicam que a bebida proporciona o aumento da capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta e vigília, da memória e do bem-estar.


Mas lembre-se: "tudo em excesso faz mal"... em média, a quantidade sugerida para consumo é de no máximo 3 xícaras por dia!!!

Para preparar um bom café em casa:



1 - Preste atenção no rótulo. Se há o nome da fazenda, é sinal de que se trata de um café de alta qualidade.


2 - Moa os grãos na hora. As substâncias responsáveis pelos melhores aromas e sabores de café oxidam 20 minutos após a moagem.


3 - Use água mineral, pois ela não contém cloro, que destrói os óleos essenciais do café. Á água da torneira, mesmo que fervida, mantém altos teores de cloro. Os filtros que usam carvão ativado também são legais.

4 - Se você mora em um local no nível do mar, melhor não ferver a água. Se está acima dele, ou seja, em cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, cidades de serra etc, pode ferver a água, pois a temperatura de fervura é inferior a 100° C. A água não pode entrar em ebulição, pois ela perde o oxigênio que reage com os óleos essenciais do café. Deixe apenas entrar em fervura e apague o fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário