As sopas podem ser uma refeição completa e nutritiva.
Para isso é preciso ter certos cuidados ao preparar:
- Cozinhar os ingredientes por mais tempo para preparar um bom caldo e adicionar temperos frescos são a base de uma sopa bem nutritiva.
(Temperos prontos podem até ser mais práticos, mas pouquissímos nutrientes e grande quantidade de sódio e gordura, que podem ser prejudiciais à saúde).
- Utilizar o caldo do cozimento dos legumes para preparar sopas cremosas, dessa forma elas ficarão mais saborosas e nutritivas, pois a maior parte dos legumes perde muito de seus nutrientes para o caldo.
- Frequentes nas dietas dos bebês, as sopas oferecidas aos pequenos devem ter seus ingredientes amassados no garfo, pois os pedacinhos são estímulos à mastigação.
- Quando for picar os ingredientes, saiba que quanto menor o tamanho dos legumes mais nutrientes eles perdem para o caldo. Para melhorar a qualidade da sopa, a minha sugestão é que os legumes sejam cortados em pedaços maiores e as carnes em pequenos pedaços.
- Para congelar as sobras e evitar uma perda significativa de nutrientes, a dica é fracionar em pequenas porções de consumo, pois as etapas de congelamento e descongelamento da comida fazem com que vá perdendo seus nutrientes a cada novo processo.
Sopas bastante nutritivas devem conter itens de todos os grupos alimentares: proteínas magras, como peito de frango e peixe, carboidratos como batata e macarrão, verduras e legumes, como brócolis e cenoura, grãos integrais e cereais, como arroz e aveia e temperos frescos como alecrim e salsão.
ótima matéria, seria uma boa colocar umas listas de receitas de sopas nutritivas... excelente post!
ResponderExcluirObrigada Guilherme! Acompanhe as novas postagens com receitas testadas e aprovadas por mim.
Excluir