06 julho 2011

SOPAS NUTRITIVAS!!!


As sopas podem ser uma refeição completa e nutritiva.
Para isso é preciso ter certos cuidados ao preparar:

  •  Cozinhar os ingredientes por mais tempo para preparar um bom caldo e adicionar temperos frescos são a base de uma sopa bem nutritiva.
        (Temperos prontos podem até ser mais práticos, mas pouquissímos      nutrientes e grande quantidade de sódio e gordura, que podem ser prejudiciais à saúde).

  • Utilizar o caldo do cozimento dos legumes para preparar sopas cremosas, dessa forma elas ficarão mais saborosas e nutritivas, pois a maior parte dos legumes perde muito de seus nutrientes para o caldo.
       (Evite preparar sopas cremosas à base de leite com carnes, isso porque o caldo presente no leite interage com o ferro da carne formando um complexo que o corpo não consegue absorver).
  • Frequentes nas dietas dos bebês, as sopas oferecidas aos pequenos devem ter seus ingredientes amassados no garfo, pois os pedacinhos são estímulos à mastigação.
      (Não é adequado bater tudo no liquidificador).

  • Quando for picar os ingredientes, saiba que quanto menor o tamanho dos legumes mais nutrientes eles perdem para o caldo. Para melhorar a qualidade da sopa, a minha sugestão é que os legumes sejam cortados em pedaços maiores e as carnes em pequenos pedaços.

  • Para congelar as sobras e evitar uma perda significativa de nutrientes, a dica é fracionar em pequenas porções de consumo, pois as etapas de congelamento e descongelamento da comida fazem com que vá perdendo seus nutrientes a cada novo processo.

Sopas bastante nutritivas devem conter itens de todos os grupos alimentares: proteínas magras, como peito de frango e peixe, carboidratos como batata e macarrão, verduras e legumes, como brócolis e cenoura, grãos integrais e cereais, como arroz e aveia e temperos frescos como alecrim e salsão.

2 comentários:

  1. ótima matéria, seria uma boa colocar umas listas de receitas de sopas nutritivas... excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Guilherme! Acompanhe as novas postagens com receitas testadas e aprovadas por mim.

      Excluir