12 julho 2011

o Abacate e seus efeitos na saúde...

O abacate está no auge da safra que vai de fevereiro a julho.
Popularmente as partes do abacateiro podem ser empregadas de diferentes maneiras, desde seu uso como agente vermífugo, até o tratamento da diarréia. O suco das folhas pode exercer uma atividade antibiótica, o extrato aquoso das folhas pode exercer efeito anti-hipertensivo prolongado, enquanto que a decocção da folha é considerada benéfica ao tratamento da diarréia, dor de garganta, hemorragias e ainda supostamente estimulante e moduladora do ciclo menstrual.

Os frutos são ricos em fitoquímicos e nutrientes como ácido oléico ( omega 3), beta sitosterol (fitoesterol), vitamina E, glutationa, folato, potássio, magnésio e fibras.

O óleo do abacate assemelha-se muito com óleo de oliva, por ser extraído da polpa dos frutos e pela similaridade de suas propriedades físico-químicas.

Inúmeros estudos demonstram redução dos níveis de colesterol pelo consumo de abacate. Evidências também foram atribuídas ao seu consumo na redução de níveis de glicemia.

Apesar de comum no Brasil, seu consumo ainda é discriminado pelo seu alto valor energético proveniente da sua porção lipídica.

Conhecendo seus benefícios, podemos utilizá-los na culinária em pratos doces: seja em cremes, vitaminas e sorvetes; ou em pratos salgados: como a guacamole, com frango, com alface e camarão, com agrião ou frutos do mar.
Mas...lembre-se o abacate é ideal para ser utilizado para consumo quando crú, pois se torna amargo quando cozido.

Do seu jeito, da sua preferência é uma DELÍCIA SAUDÁVEL!!!


GUACAMOLE é a minha dica de hoje!!!!

Guacamole

Ingredientes
1 Abacate
1 cebola ralada
3 dentes de alho ralados
2 limões caipiras
3 pimentas malaguetas em conserva (picadas fininhas)
3 gotinhas do molho da conserva das pimentas malaguetas
sal à gosto
Temperos verdes frescos -  à gosto (cebolinha e salsinha)

Preparo
Amassar todos os ingredientes no garfo, misturar bem e salpicar com temperos verdes frescos.
Servir com Tortilhas de Milho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário