É para exibi-lo?
Ou você só deseja uma força extra no exercício de todo dia?
Num caso ou no outro, aposte suas fichas nas proteínas especiais. Elas estão na mesa e não apenas nos suplementos.
PROTEÍNAS
"Sem elas, o músculo simplesmente não se forma".
Parece óbvio, mas não custa lembrar que são as proteínas que fornecem boa parte da energia que você precisa para mexer o corpo. Se tiverem alto valor biológico, então, nem se fala. Também chamadas de proteínas completas, não são formadas pelo organismo. Por isso, é nos alimentos, sobretudo os de origem animal, que precisamos buscá-las. Elas contêm os chamados aminoácidos essenciais, em quantidades e proporções exatas para atender as necessidades.
"Coisa pra matemático nenhum botar defeito". Uma única molécula de proteína é formada por dezenas de aminoácidos. No entanto, só 21 deles são metabolizados pelo nosso corpo. E desses, apenas oito são essenciais. Parece, no entanto que uns, são mais essenciais que outros... é o caso do trio imbatível - leucina, isoleucina e valina os famosos BCAAs (proteínas de cadeia ramificada).
Soro do Leite e Derivados - Boas fontes de leucina, isoleucina e valina, são ótimas opções para quem passa longe das carnes e não dá a menor bola para os ovos. mas não abuse dos laticínios gordurosos, como a manteiga e os queijos amarelos.
Ovo - Tem todos os aminoácidos essenciais - e em boas quantidades. Aliás, o seu mix de aminoácidos é considerado o melhor entre todos os outros. Por isso, virou a referência quando se quer calcular índices ideais de BCAAs. A Clara ganha longe.
Carne Vermelha - Embora importante para quem pratica exercícios, não é insubstituível. Se você prefere aves e peixes, sirva-se à vontade. Eles concentram boas quantidades de proteínas de alto valor biológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário