A alimentação equilibrada potencializa a expressão de crescimento e desenvolvimento e previne uma série de doenças.
É na infância que se formam os hábitos que irão perdurar na vida adulta.
Cuidar da dieta de meninas e meninos faz parte do processo de educação, e para quem se envolve é sempre uma oportunidade de aprender ainda mais...
As crianças copiam as pessoas que admiram... então, se você deseja educar para o consumo de alimentos saudáveis, compartilhar um bom hábito alimentar é a melhor maneira de estimular o comportamento alimentar saudável.
Algumas dicas que podem ajudar:
- Estabelecer rotina alimentar com horários determinados, permitindo intervalos suficientes para que a criança sinta fome. (Café da Manhã/Lanche/Almoço/Lanche/Jantar/Ceia).
- Oferecer alimentos frescos e preparados em casa e incentivar a criança a comer sozinha ("sem se preocupar com a sujeira") e sempre que possível deixar ela participar do preparo... o cheiro e a textura dos alimentos despertam os sentidos e o interesse pela comida.
- Respeitar a aceitação dos alimentos por eles ... o comportamento alimentar das crianças é muito variável... e a recusa pode ser temporária. O alimento recusado num momento pode ser aceito em outro. Só pode ser considerado rejeitado pela criança o alimento que não foi aceito por no mínimo 8 vezes em diferentes momentos.
- Nunca use os alimentos como recompensa e nem faça chantagens. Por exemplo: "se você comer tudo - ganha sobremesa!" ou "só vai passear quem comer a cenoura!".
A dica é: "vamos experimentar um pedacinho...e só come se gostar!".
- Prepare refeições coloridas e sirva pequenas porções.
- Estimular o consumo de frutas, verduras ou legumes em todas as refeições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário