16 março 2014

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E ATITUDE

Vejo que a maior dificuldade das pessoas em manter uma alimentação saudável está na hora de preparar uma refeição saborosa e que tenha um cuidado... digamos "light" (de reduzir no consumo de determinados alimentos ou ingredientes.
A maioria das pessoas ainda "sente" a dieta como uma privação de sabor e por isso conseguem manter um cuidado por tempo determinado e depois voltar aos antigos hábitos.
E é um ciclo... de vai e volta.

Reeducaçao Alimentar. O que você precisa saber!

  Quando você se entrega para uma reeducação alimentar deve estar ciente que carregamos vícios alimentares que nos prejudicam como qualquer outro vício... e normalmente é por causa deles que acabamos exagerando na dose de determinados alimentos. Como a gente sempre peca pelos excessos, aí é que mora o perigo.
  Aquela máxima de que tudo que é demais faz mal, é tão verdadeira quanto aquela outra que nós nutricionistas dizemos que de tudo um pouquinho pode.

Nós profissionais nutricionistas montamos estratégias em forma de rotinas alimentares que de primeiro momento servem para desviciar....
Então estabelecemos horários para as refeições ( de 3 em 3 horas, normalmente) - porque SIM e é assim que deve ser.
E prescrevemos uma dieta cheia de nutrientes que limpam, que nutrem, hidratam, tudo muito concentrado... que é mesmo para "colocar a casa em ordem" -  mas esse tempo é determinado (nada é para sempre). E nesse tempo a gente restringe tudo que estava demasiado e substituímos com alimentos que tratam, "porque é um tratamento mesmo!" Então não vem que não tem, ninguém passa fome bioquímica... a fome pode ser sim emocional ( aaa isso SIM - mas claro, estamos tirando você daqueles antigos vícios!)

Só que quando a fase da desintoxicação acaba, porque é assim que a gente chama, aí começa a reeducação alimentar e você tem muitas possibilidades e a liberdade para criar suas refeições com muito sabor!  É só seguir as orientações de combinações, horários e quantidades que servem para você e colocar a sua assinatura (seu gosto digo). Mas se não tiver criatividade/tempo então copia. 

Eu vivo a nutrição diariamente... faço quase todas as minha refeições em casa (eu que cozinho e vivo testando/inventado/modificando receitas) e ainda tenho atividade profissional bem agitada. 
Por solicitação de algumas amigas/clientes vou mesmo começar a dividir com vocês (da maneira que der porque falta tempo) as minhas atitudes culinárias.
Espero que gostem e copiem.

Aguardem...logo eu posto o que eu tenho preparado por aqui.

Um beijo
da Nutri Lu!









Nenhum comentário:

Postar um comentário